quinta-feira, 28 de julho de 2011

SERRA GAÚCHA

Caxias do Sul recebe o Filia 10

PRB já conta com 13 candidatos à Câmara para eleições de 2012

Vereador Renato Nunes é a aposta do PRB para a disputa ao Executivo em 2012
  
A cidade de Caxias do Sul sedia, neste domingo (31), a edição do programa Filia 10, criada pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) com o objetivo de ampliar o número de adesões à legenda, que tem o 10 como número de registro. O evento tem início às 14h no plenário da Câmara de Vereadores e contará com a presença do presidente estadual da legenda, deputado Carlos Gomes. Também está prevista a participação de correligionários, representantes de denominações religiosas e lideranças de outras agremiações partidárias.

Presidido pelo vereador Renato Nunes, o diretório municipal conta atualmente com 600 filiados, mas a meta do parlamentar é dobrar o número de republicanos em Caxias. “Já temos 13 pré-candidatos confirmados para a corrida eleitoral do ano que vem na Câmara, mas queremos lançar em torno de 20”, projeta Nunes. Fundador do PRB em Caxias do Sul em 2006, o vereador é a aposta do partido na disputa pela Prefeitura.

O partido no estado e no país

Com diretórios em 121 cidades, o PRB tem 20 vereadores no Rio Grande do Sul, 1 deputado estadual e aproximadamente 10 mil filiados no Estado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla conta hoje com 54 prefeitos no Brasil, 30 vice-prefeitos e aproximadamente 790 vereadores, 12 representantes na Câmara Federal, 19 deputados nas Assembleias Legislativas, além do senador Marcelo Crivella (RJ). O ex-vice-presidente da República, José Alencar, foi presidente de honra da sigla, que tem 221.992 filiados em todo o país.

Idealizado em 2003, o PRB teve seu registro definitivo concedido pelo TSE em agosto de 2005, ainda sob o nome de PMR (Partido Municipalista Renovador). Nesse ano, José Alencar ingressou no partido. Foi por sugestão dele que a legenda mudou o nome de PMR para PRB. Entre os ideais republicanos propostos no programa do PRB, destacam-se o poder político oriundo do voto livre, a repulsa à discriminação entre os cidadãos, o equilíbrio fiscal entre os Estados, a utilização da política econômica como forma de desenvolvimento social e a atenção especial a setores desprotegidos da sociedade. 

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB Caxias do Sul

VALE DO RIO PARDO

Vera Cruz receberá campanha de filiação do PRB

Filia 10 será realizado na Câmara de Vereadores


O Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Vera Cruz realiza, no próximo sábado (30), a edição do Filia 10 no município. A campanha de filiação partidária está percorrendo o Rio Grande do Sul com o objetivo de dobrar o número de adeptos à legenda, que tem o 10 como número de registro. O presidente estadual da sigla, deputado Carlos Gomes, é presença confirmada no evento que tem início marcado para as 11h da manhã na Câmara de Vereadores.

Conforme a presidente municipal do PRB de Vera Cruz, Doralícia Francisca da Silva, a meta é fortalecer o partido para o pleito eleitoral de 2012. “Por enquanto, temos um pré-candidato ao Legislativo Municipal. No entanto, estamos avaliando nomes para composição da nominata republicana nas próximas eleições”, informa. Atualmente, o PRB conta com 120 filiados no município, mas a intenção é chegar aos 200 até setembro, prazo final do programa.

Para o deputado estadual Carlos Gomes, líder do partido no Rio Grande do Sul, a participação de Vera Cruz é fundamental no processo de expansão da legenda no Vale do Rio Pardo. “Buscamos um voto de confiança da cidade para estabelecer nosso trabalho de inclusão social, saúde, educação e políticas para a juventude e moralização dos serviços públicos”, argumenta.

Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB-RS

quarta-feira, 27 de julho de 2011

REGIÃO METROPOLITANA

PRB de Cachoeirinha começa a se articular 
para as eleições 2012 


Na noite de ontem (26) estiveram reunidas lideranças de quatro partidos para articular a formação de uma chapa para a disputa das eleições proporcionais do ano que vem, para vereadores. E este colunista acha que a aliança pode dar um belo resultado nas urnas.

PRB, PSDB, PCdoB e PV deixaram claro o acerto engatilhado, embora não definido. Alguns dos nomes que participaram da reunião já demonstraram o poder que a chapa pode ter: Pelo PSDB, Volnei Gomes, o “papa” da política na cidade, Adriano Luz, secretário de Cidadania e Assistência Social, Elton Ferreira, ex-coordenador da 28ª Coordenadoria Regional de Educação. Pelo PCdoB, Irani Teixeira, secretário de Esportes. Pelo PV, Antonio Carlos Paz. Pelo PRB, o vereador Edison Cordeiro e Nérisson Oliveira, que foi secretário de Segurança no final da gestão de Stédile. Isto sem citar outros nomes que são filiados aos partidos.

Matéria publicada no Diário de Cachoeirinha – edição de 27/07/2011
Editoria: Opinião - Página 6 / Coluna Matheus Aguilar

SANTA CRUZ DO SUL

PRB empossa comissão executiva municipal

Legenda também promove a campanha Filia 10 na cidade

A nova executiva municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Santa Cruz será empossada neste sábado (30), em cerimônia na Câmara de Vereadores do município. Na ocasião, o diretório também promoverá evento alusivo ao programa Filia 10, campanha que está percorrendo as cidades gaúchas com o objetivo de ampliar o número de filiados à legenda, que tem o 10 como número de registro. O encontro contará com a presença do presidente estadual da legenda, deputado Carlos Gomes.

Com 150 filiados no município, a meta do PRB é chegar aos 300 membros até o final da campanha Aos 45 anos, o comerciante João Rogério Rodrigues da Silva (foto)assume o partido em Santa Cruz com o desejo de promover na cidade a política de inclusão social que os republicanos têm desenvolvido em todo o Brasil. “Nosso objetivo é lançar uma nominata de, no mínimo, dez candidatos ao Legislativo Municipal nas eleições do ano que vem. Avaliamos, ainda, a possibilidade de uma candidatura à Prefeitura”, revela.

O presidente da legenda no Rio Grande do Sul, deputado estadual Carlos Gomes, planeja o crescimento do partido no município. “Queremos conquistar Santa Cruz, assim como estamos conquistando o estado, com um política séria e de comprometimento com as comunidades carentes”, sustenta.

O evento tem início às 15h, na Câmara de Vereadores - Rua Júlio de Castilhos, 567 – Centro.

Comissão Executiva que será empossada no próximo sábado:

Presidente: João Rogério Rodrigues da Silva
Vice-presidente: Fabio Augusto Ferreira
Secretário: Daniel Tadeu Rech
Tesoureiro: Luis Everaldo Rodrigues
Suplente: Alex Rodrigues Becker
Suplente: Sérgio Fernando do Nascimento
Suplente: Daniel Souza Orestes Caldeira

Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB Santa Cruz do Sul

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MANDATO PARLAMENTAR

Carlos Gomes defende utilização de
transporte hidroviário 

Deputado reuniu-se com a diretoria da Celulose Riograndense

Uma comitiva formada pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB), pelo prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha e pelo presidente do partido no município, Milton Rodrigues, foi recebida, nesta segunda-feira (25), pelo presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes na sede da empresa, em Guaíba. Na pauta, a retomada do estudo que poderá comprovar a viabilidade de exploração do porto de Rio Pardo como via de escoamento da produção na região do Rio Taquari.

“Com a criação de uma estrutura hidroviária entre Rio Pardo e Cachoeira do Sul, trecho que atualmente só é utilizado pelas empresas areeiras, o desenvolvimento das localidades próximas será iminente”, defendeu o prefeito de Rio Pardo, Joni da Rocha. Carlos Gomes deverá apresentar requerimento de audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar do tema. “Além disso, iremos trabalhar pela criação de uma Frente Parlamentar em prol do transporte hidroviário no estado, já que é um meio de locomoção comprovadamente mais econômico que outros modais”, argumenta.

“A empresa irá buscar as melhores alternativas para a comunidade e o seu desenvolvimento de maneira sustentável”, garantiu Walter Nunes. Também participaram da reunião o gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Francisco Bueno, e o diretor de Projetos, Otemar Alencastro, ambos da Celulose Riograndense. 

Por: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação / PRB-RS

VALE DO RIO DOS SINOS

PRB realiza nova edição do Filia 10
em Novo Hamburgo

Republicanos lotaram o auditório da Câmara de Vereadores

Mais de 150 republicanos estiveram presentes a mais uma edição do Filia 10 em Novo Hamburgo, no último domingo (24). O evento do Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade. A campanha tem por objetivo dobrar o número de filiados à legenda em todo o estado até setembro deste ano.

O presidente municipal da sigla em Novo Hamburgo, Ademir da Silva, constatou que o partido se aproxima da meta de adesões idealizada no início do programa.“Estamos chegando à marca de 400 filiados, mais do que o dobro dos 180 membros que tínhamos na cidade. Nosso objetivo é conquistar ao menos uma cadeira no legislativo”, prevê. O partido conta atualmente com quatro pré-candidatos à Câmara Municipal no pleito do ano que vem.

O presidente da sigla no Rio Grande do Sul, deputado estadual Carlos Gomes, comentou o crescimento da legenda no município. “Novo Hamburgo tem recebido o PRB de braços abertos. Iremos retribuir a confiança com políticas públicas em benefício da população”, decretou. O secretário de Obras de São Leopoldo, Armando Motta, do PRB, também prestigiou a iniciativa.


Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB-RS

domingo, 24 de julho de 2011

MÉDIO ALTO URUGUAI

Nasce o PRB em Frederico Westphalen

Ato de fundação contou com a presença do deputado estadual Carlos Gomes

Evento foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade

Foi empossada no último sábado (23) a comissão executiva municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Frederico Westphalen, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Com a presença do presidente estadual do partido, deputado Carlos Gomes, o local também foi palco da edição do Filia 10, programa de expansão partidária que está percorrendo todo o estado com o objetivo de ampliar o número de filiados ao partido, que tem o 10 como número de registro.

De olho nas eleições

Ao assumir a presidência da legenda em Frederico Westphalen, Ivonete Teresinha da Cruz, destacou que o partido já está estudando nomes e alianças para as eleições do ano que vem. “Em primeiro lugar, vamos consolidar o PRB na cidade e então, buscaremos a melhor coligação para que os republicanos tenham ao menos um representante no Legislativo municipal ao final do próximo pleito”, planeja.

Carlos Gomes afirmou que espera reproduzir no município o desenvolvimento que o partido tem promovido em todo o Brasil. “Temos um compromisso com as comunidades carentes, na luta por mais inclusão social. Esse é o projeto que apresentamos ao povo frederiquense”, sentencia.

Estiveram presentes ao encontro, o vice-presidente estadual da sigla e presidente do PRB Jovem no RS, vereador César Augusto Ribas, de Canoas, os secretários municipais municipal de Educação, Sirlei Rossoni (Educação) e Adelar Vendruscolo (Fazenda), além de presidentes de outras agremiações partidárias e lideranças evangélicas da cidade.


Comissão Executiva empossada no último sábado:

Presidente - Ivonete Teresinha da Cruz
Vice-presidente - Gelson de Lima
Secretário - Paulo Roberto Slhessarenko
Tesoureira - Jane Carla da Cruz
Suplentes - Cleni Beatriz Kuviacloz e Bruna de Lima Wandscher



Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB-RS

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BAGÉ

Republicano assume a
Secretaria de Desenvolvimento Rural


Prefeito Dudu (centro) oficializou a posse

O salão nobre da Prefeitura esteve lotado na tarde desta sexta-feira (22) na cerimônia de posse do vereador republicano Ivan Casartelli na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e de Tairone Reis Martins  (PC do B) no comando da pasta da Administração.

Após o pronunciamento e ato de assinatura do Prefeito Dudu oficializando a posse, discursaram os secretários que deixaram os cargos Sérgio Parodes, da Administração - e Émerson Menezes, do Desenvolvimento Rural. Eles prestaram contas das atividades desenvolvidas junto às pastas, e recepcionarm os novos Secretários. Tairone agradeceu seu partido, por lhe confiar o cargo e a todos que nele acreditam. 

Durante o ato, a cerimonialista leu as mensagens do presidente estadual do PRB e deputado estadual, Carlos Gomes, e do vice-presidente, vereador Waldir Canal, de Porto Alegre, que salientaram o orgulho de ter Ivan Casarelli como companheiro partidário.

Ao fazer seu discurso, o novo Secretário de Desenvolvimento Rural, Ivan Casartelli, fez um comentário sobre sua trajetória de vida, quando foi presidente do time de Futebol Operário Esporte Clube. De acordo Casartelli, o clube foi recuperado por sua gestão, que o transformou "num grande time a ponto de representar o município na década de 1980". Também falou de sua passagem pela presidência da Associação de Moradores da Vila Brasil e sobre as melhorias realizadas em sua comunidade a partir da sua atuação como vereador.“Nos lugares em que que atuei, fiz o meu melhor e deixei minha marca. Não vai ser diferente na Secretaria Rural”, projetou Casartelli.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Desenvolvimento Rural de Bagé
Foto: Casartelli Junior

REPUBLICANOS DE SÃO SEPÉ

PRB quer conquistar uma vaga na Câmara em 2012

Candidatura de Lena Bortoluzzi faz parte do plano de expansão do partido 
na região Central do estado
  
A empresária Lena Bortoluzzi é a aposta do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para a corrida eleitoral do ano que vem em São Sepé.

Juntamente com o marido, o Pr. Daniel Bortoluzzi, a pré-candidata foi recebida em Porto Alegre pelo secretário-geral da Executiva Estadual do partido, Sergio Renato Teixeira. “Conheço a trajetória de vida da Lena, que tem muito a contribuir com o desenvolvimento do município. A Lena na Câmara de Vereadores trará a melhoria da qualidade de vida para a população de São Sepé e será motivo de honra para o PRB gaúcho”, saudou Teixeira.

O partido no estado e no país

Com diretórios em 121 cidades, o PRB tem 20 vereadores no Rio Grande do Sul, 1 deputado estadual e aproximadamente 10 mil filiados no Estado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla conta hoje com 54 prefeitos no Brasil, 30 vice-prefeitos e aproximadamente 790 vereadores, 12 representantes na Câmara Federal, 19 deputados nas Assembleias Legislativas, além do senador Marcelo Crivella (RJ). O ex-vice-presidente da República, José Alencar, foi presidente de honra da sigla, que tem 221.992 filiados em todo o país.

Idealizado em 2003, o PRB teve seu registro definitivo concedido pelo TSE em agosto de 2005, ainda sob o nome de PMR (Partido Municipalista Renovador). Nesse ano, José Alencar ingressou no partido. Foi por sugestão dele que a legenda mudou o nome de PMR para PRB. Entre os ideais republicanos propostos no programa do PRB, destacam-se o poder político oriundo do voto livre, a repulsa à discriminação entre os cidadãos, o equilíbrio fiscal entre os Estados, a utilização da política econômica como forma de desenvolvimento social e a atenção especial a setores desprotegidos da sociedade.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Jorge Fuentes

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CAPITAL DO CALÇADO

Novo Hamburgo recebe mais uma edição do Filia 10

PRB quer lançar quatro candidatos à Câmara


O Partido Republicano Brasileiro (PRB) realiza, neste domingo (24) mais uma edição da campanha de Novo Hamburgo do Filia 10, programa de expansão partidária que tem por objetivo dobrar o número de filiados à legenda que tem o 10 como número de registro. A Câmara de Vereadores do município sediará o evento com previsão de início para as 15h, com a presença do presidente estadual do PRB, deputado Carlos Gomes.

Para o presidente municipal da sigla, Ademir da Silva, “a intenção é, no mínimo, chegar à marca de 400 filiados, uma vez que hoje temos 180 membros na cidade. Assim, estaremos fortalecidos nas próximas eleições municipais, quando pretendemos conquistar ao menos uma cadeira no legislativo”, prevê. Em Novo Hamburgo, o partido conta atualmente com quatro pré-candidatos à Câmara no pleito do ano que vem.

O deputado estadual Carlos Gomes destacou a importância do crescimento do PRB na região do Vale dos Sinos “o partido está aumentando sua representatividade no Brasil e queremos trazer essa força para Novo Hamburgo. Vamos atuar de forma incisiva no desenvolvimento do município, a exemplo do que os republicanos têm mostrado em todo o país”, salientou.


Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS

REGIÃO METROPOLITANA

Dia do Amigo reúne lideranças republicanas 
em Cachoeirinha

Encontro ratificou parceria entre o PRB e administração municipal

A executiva municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Cachoeirinha organizou nesta quarta-feira (20), Dia do Amigo, um almoço que contou com a presença do presidente estadual da legenda, deputado Carlos Gomes e também do prefeito da cidade, Vicente Pires (PSB). “Fizemos questão de celebrar essa data com o prefeito Vicente, que tem demonstrado ser um amigo de verdade do PRB”, destacou o representante republicano no Legislativo municipal, vereador Édison Cordeiro.

O prefeito Vicente Pires saudou a postura dos republicanos como aliados na administração municipal. “O PRB é um parceiro fiel. Sabemos o seu valor, confiamos no caráter dos políticos que compõem os quadros do partido e, por isso, queremos tê-lo por perto”, elogia. Carlos Gomes também fez alusão à data que celebra a amizade. “Com a consolidação da relação entre o partido e a Prefeitura de Cachoeirinha, a população da cidade só tem a ganhar, pois somam-se forças políticas pelo desenvolvimento do município”, observou.

Também estiverem presentes no encontro o presidente do diretório municipal, Nérisson Oliveira, a secretária-adjunta de Educação, Gabriela Ottmann, o secretário-adjunto de Habitação, Leandro Aragão, ambos de Cachoeirinha, além do presidente da Câmara Municipal de Canoas, vereador César Augusto (PRB).


Por: Jorn. Jorge Fuentes / Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB de Cachoeirinha

Solidariedade no Alto Jacuí

PRB Mulher promove campanha do agasalho
em Cruz Alta

Os prejuízos causados pelo frio e pelas chuvas de inverno motivaram um grupo de mulheres do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Cruz Alta a iniciar, nesta semana, uma campanha de arrecadação de roupas, calçados e cobertores. O material doado será distribuído aos moradores do Jardim Primavera e também a famílias cadastradas pela equipe.

Com experiência em serviços comunitários, Sonia Maria Gubiani comanda o PRB Mulher cruzaltense com a certeza de que o trabalho social e a solidariedade podem contribuir para o desenvolvimento do município e para o bem-estar da população. “Estou convicta de que haverá sensibilidade das pessoas para essa causa, e assim que terminarmos a arrecadação de agasalho, partiremos para a campanha do Dia da Criança”, projeta. Sonia também coordena uma equipe de madrinhas responsáveis por levar assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade.

A primeira entrega será realizada no dia 7 de agosto, mas a campanha se estende até o dia 14. As doações podem ser feitas na sede municipal do partido – Rua General Câmara, 566, das 14h às 18h. A equipe de voluntárias também busca o material se for necessário, com atendimento pelo fone 55 3343 0042.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Coordenação de Comunicação do PRB/RS

Feliz Dia do Amigo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

SÃO LEOPOLDO

Motta visita obras do futuro
Centro Administrativo
  
Armando Motta (esquerda) é o titular da Secretaria de Obras Viárias e Serviços
O republicano Armando Motta, titular da Secretaria de Obras Viárias e Serviços (Semov) acompanhou o prefeito Ari Vanazzi, nesta terça-feira (19), durante a vistoria ao canteiro de obras do novo Centro Administrativo de São Leopoldo, localizado na avenida Dom João Becker, em frente à Rodoviária.

Na próxima semana iniciarão as obras de instalação elétrica na construção que deverá ter a parte estrutural finalizada até o mês de outubro. “Na entrada haverá uma escadaria com painéis que contarão a história da cidade desde a chegada dos imigrantes até os dias de hoje”, informou Lucio Goettert, diretor da construtora Planta e Obra Administração e Construção LTDA, que guiou a visita.

Orçado em R$ 10,8 milhões, o prédio de 8 mil metros quadrados e oito pavimentos sediará o Gabinete de Governo e a maior parte das secretarias.  A partir da inauguração do novo prédio, a administração municipal prevê uma economia R$ 1,5 milhão em alugueis. O prédio deverá ser entregue em dezembro de 2012.

Também participaram da comitiva o secretário-geral de governo Olger Peres; o secretário de Planejamento e Coordenação, Paulo Borba; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Fernando Menezes; a secretária de Segurança Pública, Eliene Amorim; o secretário da Fazenda, Luiz Fernando Heylmann, além do diretor de Defesa Civil, Silomar Gomes.

Por: Assessoria de Comunicação Semov/São Leopoldo
Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Leopoldo

INCENTIVO AO ESPORTE

Carlos Gomes solicita apoio para 
esgrimistas paraolímpicos

Esgrimistas da Asasepode foram recebidos na Secretaria de 
Esportes e Lazer
  
Por iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB) e do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Adão Villaverde (PT), a equipe de esgrimistas da Associação dos Servidores da Área da Segurança, Portadores de Deficiências, do Estado do Rio Grande do Sul (Asasepode) foi recebida, nesta terça-feira (19), pelo secretário estadual dos Esportes e Lazer do RS, Kalil Sehbe, a quem os atletas reivindicam apoio junto da autarquia para a aquisição de equipamentos para treinamento.

O grupo embarcará rumo a São Paulo, em agosto, quando disputará o Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas. A prova é classificatória direta para as Paraolimpíadas de Londres em 2012. Kalil Sehbe explicou que, no próximo mês, estarão abertas as inscrições no site da instituição para cadastramento de projetos na área, que serão contemplados com recursos do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. “O limite máximo dessas verbas gira em torno de 20 mil reais. Até o final do ano é a única alternativa que encontramos para ajudar a entidade”, informa.

Presente no encontro, o presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Luis Carlos Bohrer, comprometeu-se em auxiliar a Asasepode na formulação do projeto para que se encaixe nos moldes exigidos pela secretaria. O presidente da entidade, Guacir Bueno, agradeceu o empenho de Carlos Gomes em levar adiante a solicitação. “Nos sentimos honrados pela atenção especial dedicada pelo deputado ao esporte paraolímpico, que tem revelado talentos como Jovane Guissone, primeiro desportista olímpico ou paraolímpico brasileiro a conquistar uma medalha na esgrima, na Copa do Mundo da modalidade, disputado em Montreal no Canadá, em abril deste ano”, celebra.

Por: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa
Foto: Adriana Pereira / Gabinete deputado Carlos Gomes

Expansão republicana

PRB CHEGA A FREDERICO WESTPHALEN

Evento marcará fundação de diretório e lançamento do Filia 10

PRB será fundado no município do Médio Alto Uruguai


Um encontro na Câmara de Vereadores no próximo sábado (23) deverá marcar a fundação do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Frederico Westphalen. A cerimônia de posse da Comissão Executiva Municipal que inicia às 10h estará aberta à comunidade e contará com a presença do presidente da sigla no Estado, deputado Carlos Gomes, além de outros integrantes da Executiva Estadual. No mesmo evento, será lançado o programa Filia 10, campanha que está percorrendo os municípios gaúchos para aumentar as adesões à legenda, que tem o 10 como número de registro.


De acordo com a presidente do diretório municipal, Ivonete Teresinha da Cruz, a intenção é lançar candidatos nas eleições do ano que vem e conquistar uma vaga na Câmara Municipal. "Os valores republicanos já conquistaram o Brasil e em Frederico não será diferente. O PRB é o partido que mais cresce no país porque se mantém fiel aos ideais de José Alencar, lutando pela moralidade dos serviços públicos e pelo fim das desigualdades sociais", explica Ivonete.


O PRB no estado e no país

Com diretórios em 121 cidades, o PRB tem 20 vereadores no Rio Grande do Sul, 1 deputado estadual e aproximadamente 10 mil filiados no Estado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla conta hoje com 54 prefeitos no Brasil, 30 vice-prefeitos e aproximadamente 790 vereadores, 12 representantes na Câmara Federal, 19 deputados nas Assembleias Legislativas, além do senador Marcelo Crivella (RJ). O ex-vice-presidente da República, José Alencar, foi presidente de honra da sigla, que tem 221.992 filiados em todo o país.
Idealizado em 2003, o PRB teve seu registro definitivo concedido pelo TSE em agosto de 2005, ainda sob o nome de PMR (Partido Municipalista Renovador). Nesse ano, José Alencar ingressou no partido. Foi por sugestão dele que a legenda mudou o nome de PMR para PRB. Entre os ideais republicanos propostos no programa do PRB, destacam-se o poder político oriundo do voto livre, a repulsa à discriminação entre os cidadãos, o equilíbrio fiscal entre os Estados, a utilização da política econômica como forma de desenvolvimento social e a atenção especial a setores desprotegidos da sociedade.


Comissão Executiva que será empossada no próximo sábado:

 

Presidente - Ivonete Teresinha da Cruz
Vice-presidente - Gelson de Lima
Secretário - Paulo Roberto Slhessarenko
Tesoureira - Jane Carla da Cruz
Suplentes - Cleni Beatriz Kuviacloz e Bruna de Lima Wandscher
Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação/Prefeitura Frederico Westphalen

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AGORA É LEI

Punição a trotes telefônicos
entra em vigor no Estado

De 1,5 milhão de ocorrências registradas em 2010, 330 mil foram 
consideradas como trote

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta segunda-feira (18), a sanção da Lei 13 .759, de 15 de julho de 2011, de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB), que obriga o ressarcimento aos cofres públicos das despesas decorrentes do acionamento indevido dos serviços de emergências envolvendo remoções, resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais. O custo deverá ser cobrado na fatura de pagamento da conta telefônica de aparelhos convencionais e também de celulares pós-pagos.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que compreende os serviços da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, IGP, SAMU e Polícia Civil, de 1 milhão e 500 mil ocorrências registradas no ano passado, 330 mil foram consideradas como trote. E nos quatro primeiros meses deste ano, o serviço foi prejudicado com 108 mil trotes entre as 475 mil ligações recebidas – correspondendo a 23% do total.

Somente em Porto Alegre, os trotes telefônicos ao 190 custam aproximadamente 225 mil reais mensais ao Estado, segundo estimativa da Brigada Militar. Carlos Gomes destaca que toda a sociedade está perdendo com a prática dos trotes e acredita que a instituição de uma lei que obriga o ressarcimento das despesas originadas de ligações indevidas contribuirá para uma participação maior por parte dos pais. “Ao saberem que o prejuízo poderá vir registrado na conta, acredito que os pais conversarão mais com os filhos sobre as consequências dos trotes para o poder público e também sobre as vidas colocadas em risco por causa dessa prática irresponsável”, prevê.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Walter Fagundes / Assembleia Legislativa

sexta-feira, 15 de julho de 2011

LITORAL NORTE

PRB comemora adesões em Imbé

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Imbé recebeu, na última quarta-feira (13), dois importantes reforços para a corrida eleitoral de 2012. O presidente do diretório municipal, Uiraçu Pinto, abonou as filiações do ex- vereador Celso Silva Freitas, que já ocupou a vice-prefeitura municipal, além de Arlindo Moser, vereador em Novo Hamburgo de 1988 a 1992, que atualmente reside em Imbé.

O encontro foi em Tramandaí, organizado pelo presidente da Coordenadoria Regional do PRB do Litoral e presidente da sigla em Tramandaí, Eloi Braz Sessim. Participaram membros da Comissão Executiva Estadual da legenda, filiados e simpatizantes. De acordo com o diretório municipal, existem mais nomes na mira do partido para provável candidatura no pleito do ano que vem. Entre eles, Uiraçu revela que já receberam convite os ex-vereadores Joel Ribeiro e José Carlos dos Santos, além do ex-secretario municipal Nereu Hosner.

Outro nome sondado pelo PRB é o de Fernando Roxo, ex-secretário de Obras e Turismo de Imbé e de Mário Freitas, primeiro suplente de vereador pelo PTB na última eleição. Convidadas a ingressar no partido, as lideranças marcaram presença no evento promovido pelos republicanos, que pretendem lançar 14 pré-candidatos à Câmara Municipal de Imbé.

Agora é 10 


Está marcada para o dia 10 de agosto a edição do programa Filia 10 em Imbé, campanha que está percorrendo municípios gaúchos para atrair adesões ao PRB, que tem o 10 como número de registro.

O diretório municipal pretende atingir a meta de 350 republicanos em Imbé, que conta atualmente com 206 filiados. "Só nos últimos dias, abonamos 41 filiações", comemora Uiraçu. O evento inicia às 19h30, na Câmara de Vereadores de Imbé - Rua Sapiranga 411.


Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Coordenação de Comunicação PRB-RS

FUTEBOL PELA SOLIDARIEDADE

Carlos Gomes busca apoio para evento 
de inclusão social

"Força Jovem driblando as drogas" será realizado em 3 de setembro


O deputado Carlos Gomes (PRB) e o coordenador estadual do programa Força Jovem Gaúcha, Dayvid Windson estiveram, nesta sexta-feira (15), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para solicitar ao presidente da entidade, Francisco Novelletto, a cedência do Estádio Passo D'Areia, casa do Esporte Clube São José (Zequinha), para um evento solidário organizado pelo movimento social.

No dia 3 de setembro,  o local será palco da partida de futebol beneficente “Força Jovem driblando as drogas". A iniciativa tem por objetivo arrecadar alimentos que serão entregues a entidades carentes. “Levantamos a bandeira do enfrentamento aos entorpecentes, à marginalidade e à situação de abandono, mazelas que perturbam muitos jovens atualmente. Nossa ideia é reunir personalidades da sociedade gaúcha em prol da causa, aliando conscientização social com ajuda ao próximo”, explica.

Carlos Gomes destacou a importância de atividades como a que será promovida pelo movimento. A inclusão social é um dos pilares de nossa trajetória política e a Força Jovem é uma grande parceira na luta pela recuperação da dignidade daqueles que hoje se encontram oprimidos”, sustenta. 



Reportagem e foto: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PUNIÇÃO AOS TROTES

Santa Maria aprova moção de apoio a projeto
de Carlos Gomes

Vereador republicano Jorge Ricardo Xavier foi o autor do requerimento

A Câmara Municipal de Santa Maria aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (14), moção de apoio ao Projeto de Lei 43/2011, de autoria do deputado estadual Carlos Gomes (PRB), que pune os trotes telefônicos no Rio Grande do Sul. O requerimento foi proposto pelo representante republicano no Legislativo da cidade, vereador Jorge Ricardo Xavier. 

“Essas atitudes irresponsáveis acabam prejudicando a prestação de serviços essenciais dos órgãos públicos. Saudamos a iniciativa do deputado e vamos levar a cabo essa luta aqui em Santa Maria”, posiciona-se o parlamentar. Ao agradecer à Câmara santa-mariense, Carlos Gomes falou sobre sua expectativa em relação à proposição. “Tenho certeza que esse projeto surtirá efeitos benéficos à sociedade gaúcha, uma vez que tocará na parte mais sensível do ser humano, o bolso”, sentenciou Carlos Gomes.

Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Divulgação / PRB Santa Maria

LITORAL NORTE

Carlos Gomes recebe comitiva
do PRB de Cidreira

Lideranças estiveram no gabinete do deputado Carlos Gomes

O deputado Carlos Gomes, presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), recebeu, nesta quinta-feira (14) a visita do vereador republicano Jerri Adriani, representante da legenda no Poder Legislativo de Cidreira; da presidente municipal da sigla, Margô Mirapalheta Guterres; o delegado municipal do Partido Progressista (PP) em Cidreira, José Lindomar Fraga; além do presidente da juventude progressista, Joseph Pires Jenei.

Na pauta, as articulações para o pleito eleitoral de 2012, que está na mira do republicano Jerri Adriani. “Nestes dois anos e meio de mandato temos acompanhado de perto as carências da população. Nosso objetivo ao concorrer à Prefeitura é executar com exaustão a maior bandeira do PRB, que é a inclusão social”, projeta. Para o deputado Carlos Gomes, a meta é conquistar maior participação do partido na administração municipal e, também, ampliar o número de republicanos na Câmara de Vereadores. “O PRB é protagonista nacional na construção de uma sociedade melhor para todos. Queremos trazer esse comprometimento com o desenvolvimento social para Cidreira”, planeja o deputado estadual.


Por: Jorn. Jorge Fuentes - Coordenação de Comunicação PRB-RS
Foto: Adriana Pereira

quarta-feira, 13 de julho de 2011

DISTINÇÃO


Assembleia concede Medalha do Mérito Farroupilha
ao presidente da Fecomércio-RS


O presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Sistema Fecomércio-RS), Zildo De Marchi, recebeu, durante solenidade no início da noite desta quarta-feira (13), no Salão Júlio de Castilhos, a Medalha do Mérito Farroupilha. A homenagem, considerada a maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa aos cidadãos que desenvolvem trabalhos de destaque, foi proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB) e entregue pelo presidente do Parlamento gaúcho, Adão Villaverde (PT).

Carlos Gomes, Zildo De Marchi e Adão Villaverde

O proponente lembrou a trajetória profissional do homenageado, destacando as características que o transformaram em um grande empresário. “São cinco décadas apostando no valor do trabalho e do esforço coletivo, resistindo aos temporais do mercado, em um oceano onde muitos se lançam, mas poucos se mantêm”, declarou. Gomes destacou também o papel desempenhado na fundação do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado. “Dono de uma profunda paixão por seu trabalho, por sua terra e por sua gente, De Marchi imprime, em tudo o que empenha, o caráter inovador de sua gestão e a valorização do ser humano. A capacidade de diálogo e de mobilização marcou seu nome na história do associativismo gaúcho. Por mais de 40 anos, levou a sua visão e a sua experiência às entidades sindicais e mantém expressiva participação nos grandes debates políticos”, afirmou o deputado.

Antes da entrega da distinção, Villaverde disse que a Casa sentia-se honrada de poder homenagear uma pessoa admirada pelos diversos setores da sociedade gaúcha. “Esta homenagem dignifica e amplifica a Medalha do Mérito Farroupilha, pois estamos diante de um cidadão que é empreendedor por vocacão e é um dirigente de classe que possui o respeito de todo o Estado. Zildo de Marchi nunca deixou de dirigir e trabalhar de forma apaixonada e sempre que esteve neste Parlamento soube mediar de forma respeitosa as questões de interesse de sua classe”, enfatizou o presidente da ALRS.

Ao agradecer a homenagem, emocionado e bem-humorado, De Marchi definiu sua trajetória como um filme. “Sempre trabalhei e sempre acreditei no valor do trabalho, pois me vejo como um trabalhador. Hoje, projeto a minha vida como um filme de ação, daqueles que precisam de um intervalo, para que o público possa chegar ao bar. Ele transcorre em três cenários que sempre andei - o familiar, o empresarial e o associativo, e em todos, as coisas só andaram sob um roteiro, feito com muito amor”, afirmou o empresário, deixando a fórmula como sugestão aos presentes.

Para o homenageado, o associativismo e o sindicalismo cumprem papel insubstituível na sociedade. “Aprendi ao longo da vida que o trabalhador parado é mera potência. O capital parado é apenas um bem. Juntos, sob a regência do empreendedor, eles compõe a sinfonia do progresso, a sonata da civilização, o concerto do desenvolvimento. É assim que habitam os meus sonhos de hoje e de sempre”, acrescentou, agradecendo o recebimento da honraria.

Presenças

Além de familiares e amigos de Zildo De Marchi, prestigiaram a cerimônia o representante da presidência do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco José Moesch; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o representante do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Vítor José Faccioni; presidente da Junta Comercial do RS, João Vieira, representando o governo do Estado; embaixador Cláudio Lira; deputados estaduais Adroaldo Loureiro (PDT) e Cassiá Carpes (PTB); prefeito de Barão, Cláudio Ferrari; representantes da secretaria de Estado de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, OAB-RS, Fiergs, Confederação Nacional do Comércio, Farsul, Fecomércio-RS, SESC, Senac e outros órgãos e entidades.

Biografia

Natural de Montenegro, Zildo De Marchi começou a trabalhar aos 16 anos. Em 1947, iniciou na Laticínios Lacesa, com 22 anos, controlando o setor de almoxarifado. Aos 31, tornou-se diretor e, aos 43 anos, assumiu o cargo de diretor-presidente, contribuindo para o pioneirismo da empresa, inserindo informações ao consumidor na embalagem dos produtos e incorporando no mercado gaúcho e internacional a tecnologia do saquinho de leite e o segmento de iogurtes, sobremesas e bebidas lácteas.

Foi fundador do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul e presidente da entidade ao longo de 25 anos. Também criou a Uniagro, empresa com mais de 50 anos de história no setor de alimentos, com o intuito de movimentar o ramo de especiarias, com a importação e exportação de produtos pouco conhecidos no mercado gaúcho. Anos depois, ampliou seu leque de itens, diversificando e importando azeites, vinhos, vinagres e outros produtos.

Na área sindical, nos últimos 41 anos, esteve à frente dos sindicatos e entidades patronais, como Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre, Conselho Regional do SESC e do Senac, Federação do Comércio Atacadista do Estado, Confederação Nacional do Comércio e Sindicato Atacadista do Rio Grande do Sul. De Marchi também é o responsável pela união dos cinco grupos do setor terciário, que atualmente formam a Fecomércio-RS.
Por: Mariana Mallmann - MTB 13542 / Agência de Notícias AL
Foto: Eduardo Quadros / Assembleia Legislativa