quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Imprensa gaúcha

Jornais repercutem projeto de Carlos Gomes que 
desobriga uso de farda por PMs no ônibus


Deputado propõe projeto de lei


O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou na Assembleia, na última segunda-feira, o projeto de lei 210/2014, que desobriga os policiais militares a usarem farda para terem acesso à gratuidade de passagens de ônibus em viagens intermunicipais. A proposta já havia sido protocolada em 2007 no Legislativo estadual pelo deputado Marquinho Lang, mas acabou arquivada. O PL 210/2014 estabelece que as empresas de ônibus permissionárias de linhas intermunicipais cedam duas passagens por coletivo para os policiais militares. 


Nota publicada na edição de 23 de outubro do jornal Correio do Povo
Editoria: Polícia, página 20





Projeto da farda, na Assembleia


Com abrangência estadual, o deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 210/2014, que desobriga policiais do uso de farda da Brigada Militar para ter acesso à gratuidade de passagens de ônibus em viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul. Carlos Gomes lembrou o soldado Marcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, em Porto Alegre, morto quando, fardado, utilizava um ônibus. 


Nota publicada na edição de 23 de outubro de 2014 do jornal O Sul
Coluna do Flávio Pereira - Caderno Colunistas, página 4



Projeto de deputado desobriga uso de farda por PMs no ônibus

Porto Alegre - O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa projeto que desobriga policiais do uso de farda da Brigada Militar para ter acesso à gratuidade de passagens de ônibus em viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, o objetivo é preservar a vida dos trabalhadores.
Ao fazer uso da Tribuna na sessão de ontem, Carlos Gomes lembrou a morte do soldado Marcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, em Porto Alegre, semana passada. O policial, que usava uniforme da corporação, foi baleado por um assaltante. 

Matéria publicada na edição de 22 de outubro de 2014 do Jornal NH
Editoria: Política, página 7



Projeto desobriga farda para PMs no ônibus

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa gaúcha na última segunda-feira (20) o projeto de lei 210/2014, que desobriga policiais do uso de farda da Brigada Militar para ter acesso à gratuidade de passagens de ônibus em viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, o objetivo é preservar a vida dos trabalhadores. Ao fazer uso da tribuna na sessão plenária desta terça-feira (21), Carlos Gomes lembrou a morte do soldado Marcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, em Porto Alegre. 

O policial, que usava uniforme da corporação, foi baleado por um assaltante com onze disparos na última quinta-feira (16). “O uso da farda faz com que os policiais deixem de ser o elemento surpresa dentro do ônibus, além de expor o trabalhador e colocar em risco a segurança dos outros passageiros”, observou. 

A proposta já havia sido protocolada em 2007 no Legislativo estadual pelo deputado Marquinho Lang, mas acabou arquivada. O PL 210/2014 estabelece que as empresas de ônibus permissionárias de linhas intermunicipais cedam duas passagens por coletivo para os policiais militares. O projeto altera a Lei 9.823, de 22 de janeiro de 1993. A matéria deverá ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa nas próximas semanas. 

Matéria publicada na edição de 23 de outubro do jornal Bom Dia, de Erechim
Editoria: Segurança, página 9




‘Um crime que afronta à cidadania’

Representantes dos manifestantes foram recebidos pelo subprocurador- geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, ao final do ato, na manhã de ontem. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações, que foi acolhida pelo MP. “Vocês têm a nossa solidariedade pela morte do soldado”, disse Dornelles. “Entendemos que é um crime contra o Estado e uma afronta à cidadania”, ressaltou o procurador. 

Ele disse que o Ministério Público defende a criação de um qualificador para crimes de homicídios contra agentes de segurança e de Justiça. Segundo ele, já existem projetos tramitando no Congresso Nacional relacionados ao assunto. Dornelles garantiu que o MP deve se informar sobre a matéria. “É uma legislação federal e há necessidade de alteração do Código Penal”, explicou o subprocurador.

O presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas, buscará apoio para que os PMs possam andar nos ônibus, sem a necessidade do uso da farda. Na Capital, o vereador Cássio Trogildo protocolou projeto para que PMs de nível médio e guardas municipais usem o ônibus gratuitamente, sem farda. 

O vereador Valdir Canal apresentou, na Câmara, moção de solidariedade aos servidores da Brigada Militar e instituições afins pela mobilização. Na Assembleia, o deputado Carlos Gomes protocolou ontem um projeto, em âmbito estadual, para que os policiais militares não precisem usar farda nos ônibus interestaduais.

Matéria publicada na edição de 21 de outubro do Correio do Povo
Editoria: Polícia, página 19

Um comentário:

  1. Parabéns pela PL 210/2014 deputado ! Realmente é fato, o risco que os militares correm todos os dias, nesse País! Espero que seja aprovada aí no RS e que possamos ter uma Lei nacional nesse sentido, que garanta tb. aos demais policiais a gratuidade do transporte público, em número de 2 vagas, por viagem. É importante porém, que amplie para os policiais civis, bombeiros e os agentes penitenciários e guardas municipais. Pois independente de farda, seria também uma economia no rendimento dos diferentes servidores que promovem a segurança pública, no País. E como bem colocado pelo sr., que à paisana, possam exercer a segurança de outros passageiros, que hj enfrentam a violência urbana, também no transporte público. Parabéns, mais uma vez !

    ResponderExcluir