segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Atuação Parlamentar

Carlos Gomes defende atualizações da lei de migração


Parlamentar participou do lançamento da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade 
aos Imigrantes e Refugiados no Estado do Rio Grande do Sul

O deputado federal Carlos Gomes participou nesta segunda-feira (16) na Assembleia Legislativa do ato de instalação da Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade aos Imigrantes e Refugiados no Estado do Rio Grande do Sul, criada por iniciativa do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT). Gomes é membro titular da comissão especial que analisa o projeto de lei 2516/2015 (Lei da Migração) na Câmara Federal.

“É preciso acolher aqueles que escolheram o Brasil para viver com a garantia de direitos humanos básicos como acesso à saúde, segurança e educação. Defendemos atualizações na legislação que trata de migração para que essas pessoas deixem de ser vistas pela lei como uma ameaça à segurança nacional”, argumentou o parlamentar ao lembrar que no dia 4 de dezembro deputados que integram a comissão especial farão uma visita técnica ao Estado para debater alterações ao PL 2516/2015 com a comunidade migrante da região Sul.

No evento nesta segunda-feira, o representante da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre, Mor Nadina, cobrou das autoridades a criação de políticas públicas de inserção no mercado de trabalho e na sociedade de refugiados e imigrantes. “Queremos que independente da cor da nossa pele ou da região do mundo de onde viemos possamos ter a oportunidade de mostrar que podemos contribuir para o crescimento econômico e social do Rio Grande do Sul”.

Presenças

Também participaram da solenidade desta manhã o deputado Jeferson Fernandes (PT), o secretário de Direitos Humanos de Porto Alegre, Luciano Marcantônio; o vereador Alberto Koptike (PT); a defensora pública Fabiana Lontra; o Cônsul Honorário de Gana no Rio Grande do Sul, Willy Taranger; o representante do escritório do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, Rafael Jost; o presidente do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul, Elton Bozzetto; além de representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/RS, Centro Islâmico de Porto Alegre, Associação Antônio Vieira e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Texto e fotos: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal - Com informações da Agência de Notícias ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário